top of page

Os Painéis Decorativos

Estamos vivendo uma época em que o design de interiores está sendo valorizado cada vez mais. Personalizar os ambientes, deixando-os práticos e aconchegantes, tem sido um objetivo comum em nossos lares. Nada melhor do que ter a disposição peças úteis e versáteis. A criatividade é sempre muito bem-vinda! Prova disso são as inúmeras possibilidades de uso dos painéis decorativos.

Eles são responsáveis por trazer aconchego ao lar e podem transformar o ambiente em algo requintado. Mas também não precisam ficar restritos a essa área. Aqui, selecionamos algumas opções e possibilidades para o uso deste belo artefato decorativo. Você poderá se inspirar para sua decoração!


Neste canto desta sala, encontramos um ambiente marcado por um clima fresco e de leveza. Com toques tropicais chama atenção e exala charme. A aposta do painel para sala foi em uma peça em madeira com detalhes frisados. O artigo transmite leveza e tem a capacidade de delimitar espaço, dividindo os ambientes. O clima tropical faz harmonia com os demais elementos espalhados pelo cômodo. O tapete em cinza recebe um grafismo de linhas em coordenação com a estante de livros, ao lado.



Os painéis são peças coringa. São utilizados para várias finalidades: separar ambientes ou parte deles, dar privacidade, destacar um elemento arquitetônico e, inclusive, decorar! Encontramos painéis prontos no mercado, mas também podemos montá-los com projetos únicos e singulares.


Os materiais utilizados variam de fibras a madeira, de cerâmica a cimento, de metais a pedras naturais ou sintéticas. Também dispomos de peças prontas, como cobogós, elementos vazados, tradicionais biombos e grades de ferro para montar painéis decorativos.

Algumas estruturas arquitetônicas dentro de uma residência precisam ser destacadas. O uso de painéis decorativos complementa e traz um ponto visual diferenciado para os ambientes internos.





O painel sendo utilizado para dividir ambientes é ótima solução para delimitar um espaço sem a necessidade de construir uma parede. O uso de divisórias vazadas separa de forma parcial sem o fechamento completo do vão. Além disso, dá a sensação de amplitude, favorecendo a luminosidade e a circulação de ar.








Em ambientes onde se deseja criar áreas com maior privacidade, o uso de painéis são uma ótima alternativa. Combine o formato e a textura com a decoração já existente, o resultado vai ser surpreendente!



Fonte: ArqFashion, disponível em: https://www.arqblog.com.br/dicas-para-inspirar-projeto/paineis-decorativos-por-senac/


Cíntia Barra formou-se pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e atua no mercado desde o ano 2000, elaborando projetos residenciais, de interiores, comerciais e corporativos, sempre com funcionalidade, beleza e praticidade. Através deste espaço, ela compartilhará de sua experiência e conhecimento por meio de dicas e orientações que vão auxiliar quem está aprendendo arquitetura e/ou design de interiores
 

Posts em destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Últimos posts
Buscar mais posts
Inscreva-se
e receba nossas atualizações
Redes sociais
  • Página no Facebook
  • Perfil no Instagram
bottom of page