top of page

Arquitetura em Restaurantes

Existem importantes fatores a serem considerados ao projetar um novo restaurante. Claro que a personalidade do lugar, do tipo de público o qual será frequentador majoritário, do proprietário e até do arquiteto irão influenciar bastante. Mas existem algumas questões psicológicas ao trabalhar em ambiente desse tipo as quais são essenciais a serem bem trabalhadas.

Um bom trabalho de interior de um restaurante é de extrema importância. Agora, como um restaurante poderá, então, ser bem projetado? Estatísticas confirmam que o design apropriado do espaço de um restaurante pode incrementar em mais de 300% o número de clientes.

Como qualquer projeto arquitetônico de sucesso, é importante prestar atenção nas tendências e, claro, na imagem que o restaurante deseja comunicar. Ele será voltado para famílias, para jovens badalados, terá um menu mais sofisticado ou mais acessível, estará em uma região com muitos outros restaurantes, terá como estrela algum chef renomado, faz parte de uma rede? Nessa fase inicial é importante uma boa conversa com o seu arquiteto para um bom alinhamento.

A área externa é outro ponto forte de um projeto de arquitetura para restaurantes. O Rio já tem muitos restaurantes com espaço ao ar livre e essa é uma tendência que veio para ficar – ainda mais em um país tropical como o nosso. Mas, claro, o projeto arquitetônico de restaurantes que contempla uma área aberta deve ser pensado considerando questões de segurança e conforto. Com uma boa iluminação acompanhada de um bom projeto de paisagismo, essa área poderá ser a mais concorrida do empreendimento.

Outra tendência forte, que permeia também projetos de arquitetura residenciais e corporativos, é a questão da sustentabilidade. Ter maior presença do verde no projeto de arquitetura de interiores, assim como optar por móveis com matéria prima sustentável, além de trabalhar com fornecedores locais, privilegiar a luminosidade natural, são algumas formas de ter um restaurante sustentável que, certamente, terá mais chances de cair no gosto da clientela.

Fonte: https://arquitetude.com.br/arquitetura-para-restaurantes/



Cíntia Barra formou-se pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e atua no mercado desde o ano 2000, elaborando projetos residenciais, de interiores, comerciais e corporativos, sempre com funcionalidade, beleza e praticidade. Através deste espaço, ela compartilhará de sua experiência e conhecimento por meio de dicas e orientações que vão auxiliar quem está aprendendo arquitetura e/ou design de interiores
 

Posts em destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Últimos posts
Buscar mais posts
Inscreva-se
e receba nossas atualizações
Redes sociais
  • Página no Facebook
  • Perfil no Instagram
bottom of page