top of page

Clínicas, o projeto arquitetônico

Projetar edifícios é uma das principais demandas para profissionais de Arquitetura, e um projeto bem executado é o diferencial para o objetivo o qual se propõe com o uso das instalações seja alcançado. O arquiteto precisa pensar em todas as implicações e nos impactos tanto para os usuários do projeto como para a sociedade.

O projeto de um arquiteto é primordial para a ampliação de uma clínica médica, já que uma planta mal projetada poderá ocasionar grandes perdas de tempo e de circulação nesse tipo de estabelecimento. O clima local também é um fato de extrema importância, já que os pacientes não podem ficar expostos nem ao calor e nem a umidade – e de forma inteligente, utilizar o menos possível a climatização e iluminação artificial.

Como em estabelecimentos médicos utilizam-se muitos equipamentos que requerem energia elétrica e água, deve-se pensar muito bem os locais estratégicos para canos, torneiras e tomadas. E as salas de radiografias necessitam de acabamento especial para que a radiação não prejudique as pessoas em outras salas.

Um outro fator à ser pensado é o acesso às clínicas médicas, o qual deve ser fácil, com uma localização central, mas ao mesmo tempo em uma zona o mais tranquila possível. As recomendações acima para as escolas quanto ao uso de materiais e utilização de vegetação também se aplicam às clínicas.

O arquiteto precisa no projeto pensar em entradas segregadas de pacientes, emergência e de alimentos ou produtos de limpeza. A fachada precisa ser ampla e protegida do sol e da chuva.

Fonte: http://44arquitetura.com.br/2016/07/projetar-escolas-e-clinicas-medicas/


Cíntia Barra formou-se pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e atua no mercado desde o ano 2000, elaborando projetos residenciais, de interiores, comerciais e corporativos, sempre com funcionalidade, beleza e praticidade. Através deste espaço, ela compartilhará de sua experiência e conhecimento por meio de dicas e orientações que vão auxiliar quem está aprendendo arquitetura e/ou design de interiores
 

Posts em destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Últimos posts
Buscar mais posts
Inscreva-se
e receba nossas atualizações
Redes sociais
  • Página no Facebook
  • Perfil no Instagram
bottom of page