top of page

Pé Direito Duplo e a Sensação de Amplitude

A ideia de ultrapassar medidas e levá-las às alturas, se consolidou como um dos recursos espaciais mais bem quistos na composição arquitetônica. Não é à toa que o uso do pé-direito alto ou duplo é cada vez mais explorado por arquitetos e decoradores.

E para que esse efeito seja alcançado é necessário que as demais partes da casa tenham dois ou mais andares, sendo que a sala ocuparia todo o espaço dos dois andares, criando uma integração entre os demais pavimentos da casa.

Sua principal vantagem é a sensação de amplitude que esta estratégia de construção proporciona, seguida da valorização do imóvel que oferece maior entrada de ar e luz, sendo o tipo de construção ideal para regiões quentes, desde que respeitado as orientações cardiais, por exemplo, locais frios, o ideal é ter a fachada voltada para o poente, diminuindo a circulação de ar e o resfriamento da residência.

Um ponto que deve ser observado é o efeito sonoro que esses ambientes podem criar, pois é comum a ocorrência de ecos em ambientes amplos principalmente em meio a uma decoração minimalista, no entanto esse problema é de fácil resolução, basta realizar a aplicação de materiais e acabamentos que abafem o som, como tecidos cobrindo a parede, cortinas de pano nas janelas, forros de gesso ou outros materiais que evitem a reverberação.

Destaque para a iluminação embutida em um rasgo no gesso pintado de preto! Ideia maravilhosa.



Cíntia Barra formou-se pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e atua no mercado desde o ano 2000, elaborando projetos residenciais, de interiores, comerciais e corporativos, sempre com funcionalidade, beleza e praticidade. Através deste espaço, ela compartilhará de sua experiência e conhecimento por meio de dicas e orientações que vão auxiliar quem está aprendendo arquitetura e/ou design de interiores
 

Posts em destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Últimos posts
Buscar mais posts
Inscreva-se
e receba nossas atualizações
Redes sociais
  • Página no Facebook
  • Perfil no Instagram
bottom of page