Clínicas, o projeto arquitetônico
Projetar edifícios é uma das principais demandas para profissionais de Arquitetura, e um projeto bem executado é o diferencial para o objetivo o qual se propõe com o uso das instalações seja alcançado. O arquiteto precisa pensar em todas as implicações e nos impactos tanto para os usuários do projeto como para a sociedade.
O projeto de um arquiteto é primordial para a ampliação de uma clínica médica, já que uma planta mal projetada poderá ocasionar grandes perdas de tempo e de circulação nesse tipo de estabelecimento. O clima local também é um fato de extrema importância, já que os pacientes não podem ficar expostos nem ao calor e nem a umidade – e de forma inteligente, utilizar o menos possível a climatização e iluminação artificial.
Como em estabelecimentos médicos utilizam-se muitos equipamentos que requerem energia elétrica e água, deve-se pensar muito bem os locais estratégicos para canos, torneiras e tomadas. E as salas de radiografias necessitam de acabamento especial para que a radiação não prejudique as pessoas em outras salas.
Um outro fator à ser pensado é o acesso às clínicas médicas, o qual deve ser fácil, com uma localização central, mas ao mesmo tempo em uma zona o mais tranquila possível. As recomendações acima para as escolas quanto ao uso de materiais e utilização de vegetação também se aplicam às clínicas.
O arquiteto precisa no projeto pensar em entradas segregadas de pacientes, emergência e de alimentos ou produtos de limpeza. A fachada precisa ser ampla e protegida do sol e da chuva.
Fonte: http://44arquitetura.com.br/2016/07/projetar-escolas-e-clinicas-medicas/