Casas em Estilo Neoclássico

O estilo neoclássico surgiu na Europa em meados do século XVIII e teve grande influência na arte, cultura e arquitetura de todos os países ocidentais até meados do século XIX.

O movimento cultural surgiu como uma reação contra os excessos de detalhes ornamentais e dramáticos dos estilos Barroco e Rococó (adorados pelos nobres). E teve como base os ideais do Iluminismo (movimento intelectual/filosófico que abordava principalmente as desigualdades da sociedade) e o interesse pela cultura da antiguidade clássica, valorizando os princípios da moderação, equilíbrio e idealismo.

Portanto, na arquitetura o estilo neoclássico é caracterizado pela rigidez das formas e equilíbrio da construção através da simetria, bem como elementos com padrões grecos-romanos como cores claras, materiais nobres (mármore), abóbadas, cúpulas, frontões, pórticos, cornijas, colunas: dórica, jônica e coríntia que contém as linhas técnicas e estéticas exploradas pelos gregos na arquitetura.


E apesar do tempo, o estilo neoclássico ainda é muito usado na arquitetura em tempos atuais seja ele como estilo predominante ou como inspiração.

Fonte: Decorsalteado - http://decorsalteado.com


Cíntia Barra formou-se pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e atua no mercado desde o ano 2000, elaborando projetos residenciais, de interiores, comerciais e corporativos, sempre com funcionalidade, beleza e praticidade. Através deste espaço, ela compartilhará de sua experiência e conhecimento por meio de dicas e orientações que vão auxiliar quem está aprendendo arquitetura e/ou design de interiores
 

Posts em destaque
Posts em breve
Fique ligado...
Últimos posts