top of page

A Fotografia na Arquitetura

Quando falamos em fotografia de arquitetura as primeiras aplicações comerciais dessas imagens que vem a nossa mente são revistas da área, como as de decoração e construção. E os próprios arquitetos e seus estúdios podem consumir esse tipo de produção para compor seus portfólios e mais um ou outro uso.

Porem, um olhar mais sensível e apaixonado consegue perceber coisas maravilhosas ao seu redor. As cidades, os edifícios e tantas outras coisas construídas pelo homem, realmente merecem um clique. Fotografar é a forma mais rápida de se registrar um fragmento no tempo. E a arquitetura, que está em eterna transformação, encontrou na fotografia sua melhor aliada. Uma inspira-se na outra para criar e divulgar sua própria arte.

Desde a faculdade, o aluno de Arquitetura se utiliza da fotografia para fazer o registro de levantamentos, espaços, terrenos e referências. E na profissão isso não é diferente. Aprender a fotografar aprimora o senso de observação, escala e proporção. Enquadramento, composição, senso estético e compreensão de luz e sombra também são pontos muito trabalhados quando se fotografa. E todas estas questões fazem parte do universo daqueles que fazem Arquitetura.

A fotografia por si só já é uma arte. Mas, neste caso, o trabalho do fotógrafo é uma releitura. Diz-se isso porque é uma obra realizada sobre uma coisa já existente. Ou seja, sobre algo criado, anteriormente, por outra pessoa. A interpretação do fotógrafo ajudará a ressaltar e apresentar esta arquitetura. Ele captará os ângulos mais interessantes, as luzes, as cores, as formas, as linhas e composições.

É também a forma mais direta e prática do registro de nossa realidade. E nesse sentido, o arquiteto tem na Fotografia uma grande aliada para catalogar e anotar tanto as etapas de um projeto, como no registro de sua obra finalizada. Este registro serve não apenas para o aprimoramento e desenvolvimento de seu trabalho, mas também para divulgação do mesmo.

Pode-se afirmar que a fotografia ajuda e muito no entendimento da arquitetura. As publicações dos trabalhos realizados ajudam a construir a história da arquitetura e de seus profissionais.













Cíntia Barra formou-se pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e atua no mercado desde o ano 2000, elaborando projetos residenciais, de interiores, comerciais e corporativos, sempre com funcionalidade, beleza e praticidade. Através deste espaço, ela compartilhará de sua experiência e conhecimento por meio de dicas e orientações que vão auxiliar quem está aprendendo arquitetura e/ou design de interiores
 

Posts em destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Últimos posts
Buscar mais posts
Inscreva-se
e receba nossas atualizações
Redes sociais
  • Página no Facebook
  • Perfil no Instagram
bottom of page