© 2017 Cíntia Barra. Todos os direitos reservados.

CÍNTIA

BARRA

desenvolvido por artzweb

  • Página no Facebook
  • Perfil no Instagram

Arquiteta e designer de interiores em Londrina / PR

A Fotografia na Arquitetura

16.5.2018

Quando falamos em fotografia de arquitetura as primeiras aplicações comerciais dessas imagens que vem a nossa mente são revistas da área, como as de decoração e construção. E os próprios arquitetos e seus estúdios podem consumir esse tipo de produção para compor seus portfólios e mais um ou outro uso.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Porem, um olhar mais sensível e apaixonado consegue perceber coisas maravilhosas ao seu redor. As cidades, os edifícios e tantas outras coisas construídas pelo homem, realmente merecem um clique. Fotografar é a forma mais rápida de se registrar um fragmento no tempo. E a arquitetura, que está em eterna transformação, encontrou na fotografia sua melhor aliada. Uma inspira-se na outra para criar e divulgar sua própria arte.

Desde a faculdade, o aluno de Arquitetura se utiliza da fotografia para fazer o registro de levantamentos, espaços, terrenos e referências. E na profissão isso não é diferente. Aprender a fotografar aprimora o senso de observação, escala e proporção. Enquadramento, composição, senso estético e compreensão de luz e sombra também são pontos muito trabalhados quando se fotografa. E todas estas questões fazem parte do universo daqueles que fazem Arquitetura.

A fotografia por si só já é uma arte. Mas, neste caso, o trabalho do fotógrafo é uma releitura. Diz-se isso porque é uma obra realizada sobre uma coisa já existente. Ou seja, sobre algo criado, anteriormente, por outra pessoa. A interpretação do fotógrafo ajudará a ressaltar e apresentar esta arquitetura. Ele captará os ângulos mais interessantes, as luzes, as cores, as formas, as linhas e composições.

É também a forma mais direta e prática do registro de nossa realidade. E nesse sentido, o arquiteto tem na Fotografia uma grande aliada para catalogar e anotar tanto as etapas de um projeto, como no registro de sua obra finalizada.  Este registro serve não apenas para o aprimoramento e desenvolvimento de seu trabalho, mas também para divulgação do mesmo.

Pode-se afirmar que a fotografia ajuda e muito no entendimento da arquitetura. As publicações dos trabalhos realizados ajudam a construir a história da arquitetura e de seus profissionais.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Cíntia Barra formou-se pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e atua no mercado desde o ano 2000, elaborando projetos residenciais, de interiores, comerciais e corporativos, sempre com funcionalidade, beleza e praticidade. Através deste espaço, ela compartilhará de sua experiência e conhecimento por meio de dicas e orientações que vão auxiliar quem está aprendendo arquitetura e/ou design de interiores
 

Posts em destaque

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Últimos posts

December 18, 2019

May 6, 2019

November 29, 2018

Please reload

Buscar mais posts
Please reload

Inscreva-se
e receba nossas atualizações
Redes sociais
  • Página no Facebook
  • Perfil no Instagram