Elementos Vazados
Permitem a passagem de luz e ventilação, além de acrescentar ótimos efeitos e estilo aos projetos.
O elemento vazado renasce através de arquitetos e designers de interiores que procuram inovar e acrescentar estilo em seus projetos.
Eles são utilizados para separar e decorar ambientes de uma forma moderna e descontraída.
Podem ser utilizados nos mais diversos ambientes pois permitem a passagem da luz, criando ótimos efeitos e favorecendo a ventilação.
Em residencias, escritórios, lojas, restaurantes, jardins, muros e fachadas permiti uma composição em divisórias funcionais e decorativas ao mesmo tempo.
Eles também funcionam perfeitamente em composição com outros elementos decorativos, como a vegetação, criando uma combinação perfeitamente harmoniosa.
Podem também substituir uma parede, dividindo o ambiente de uma forma simples e leve. Este recurso decorativo é muito utilizado em ambientes pequenos.
Em espaços maiores podem ser executados em materiais mais pesados como a madeira, já no exemplo ao lado o uso do metal trouxe sutileza ao ambiente, em contraste com o restante da decoração.
Já em ambientes onde a incidência solar é grande, os elementos vazados, nesse caso chamados de cobogós, desenham a sombra nas superfícies, criando um efeito que transforma o ambiente, tanto para quem vê de dentro quanto para quem vê de fora. Ao longo do dia e nas diferentes estações do ano, essa luz natural perpassa de formas diferentes, mudando a cada instante e durante a noite, a luz artificial do interior do imóvel passa pelos pequenos vãos para o exterior, parecendo uma luminária urbana que interage com as sombras de seus usuários e do mobiliário. Além da função do cobogó, de permitir a iluminação e ventilação naturais, ele confere poética ao projeto de arquitetura.