A importância do paisagismo em projetos residenciais
Ao se iniciar um projeto de arquitetura, é muito importante a observação cuidadosa da topografia, do conjunto da vegetação existente nas proximidades, do potencial da paisagem e principalmente o caminho do sol. A implantação adequada da obra em relação ao solo e ao entorno existente contribui muito para o resultado paisagístico se tornar positivo.
Além dos ganhos materiais na qualidade do uso do espaço, como salubridade e conforto físico, deve-se levar em conta o fator psicológico que as possibilidades de paisagem agradável aos olhos oferecem. Uma obra arquitetônica que permite diálogo com a área externa oferece sensação de liberdade e de bem estar. É por isso que deve ser dada máxima atenção ao projeto de paisagismo. Além do papel de recuperação da área transformada pela obra, o paisagismo pode acrescentar e explorar as possibilidades que o uso do espaço oferece.
Através do paisagismo residencial é possível transformar os espaços externos e internos da casa, promovendo a harmonia do ambiente que está sendo arquitetado.
A ampla área externa desta residência permitiu que fosse desenvolvido um projeto paisagístico com a utilização de uma grande variedade de elementos naturais. Além de cobrir todo terreno com muda rasteira e grama, criou - se um bosque ao redor da residência, proporcionando um ambiente com árvores frutíferas, flores e sombra. Pensando no bem estar e na privacidade da família, foram colocados coqueiros e bambus próximos às janelas e demais áreas com vidro. Para quebrar a simetria da casa, foram utilizadas plantas e folhas de diferentes cores e tamanhos na borda da piscina e no contorno de acesso à garagem e às escadas.
